Palavra do Pastor

A Importância da Santa Ceia

TEXTO: (I Coríntios 11:26-27) – Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha. Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignadamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.

INTRODUÇÃO: A Ceia do Senhor é um ato de suma importância, em si mesmo e na vida do crente. Ela não é um mero símbolo, mas sim uma das verdades centrais da nossa fé. A Santa Ceia é uma ORDENANÇA da Igreja instituída por Jesus na noite em que Ele foi traído.

Vejamos alguns ensinos acerca da Santa Ceia:

1- A SANTA CEIA É UM MANDAMENTO DO SENHOR: ELE ORDENOU POR DUAS VEZES: “Fazei isto em memória de mim” (I Coríntios 11:24-25) – E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.

2- É UM MEMORIAL DIVINO: “Em memória de mim” – É um memorial da morte do Cordeiro de Deus em nosso lugar (I Pedro 1:18-19) – Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e in-contaminado,

3- É UMA PROFECIA A RESPEITO DA VOLTA DE JESUS: A Igreja ao celebrar a Ceia do Senhor, está também anunciando a todos a sua vinda.

4- DEVE SER PRECEDIDA DE AUTO EXAME DO PARTICIPANTE: Esse exame deve ser feito com o auxílio do Espírito Santo e tendo a nossa consciência alinhada às Escrituras.

5- É UMA OCASIÃO PROPÍCIA AO RECEBIMENTO DE BÊNÇÃOS: (Lucas 22:10-13) – E ele lhes disse: Eis que, quando entrardes na cidade, encontrareis um homem, levando um cântaro de água; segui-o até à casa em que ele entrar. E direis ao pai de família da casa: O Mestre te diz: Onde está o aposento em que hei de comer a Páscoa com os meus discípulos? Então ele vos mostrará um grande cenáculo mobiliado; aí fazei preparativos. E, indo eles, acharam como lhes havia sido dito; e prepararam a Páscoa.

6- A SANTA CEIA É UM MOMENTO DE GRATIDÃO A DEUS E LOUVOR : “E tendo dado graças” v.24 (Mateus 26:30) – E, tendo cantado o hino, saíram para o Monte das Oliveiras.

7- A SANTA CEIA É PARA OS DISCÍPULOS DO SENHOR. (Lucas 22:14) – E, chegada a hora, pôs-se à mesa, e com ele os doze apóstolos. SE A CEIA FOSSE PARA QUALQUER UM JESUS TERIA CHAMADO A TODOS SEM DISTINÇÃO.

8- A CEIA DO SENHOR CONDENA A VIDA DUPLA: “Não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios” (I Coríntios 10:21) (Salmos 119:113) – Odeio os pensamentos vãos, mas amo a tua lei. (Mateus 6:24) – Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. (II Coríntios 6:14) – Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?

CONCLUSÃO: Devemos nos conscientizar que o pão e o cálice não são meros símbolos, mas o sublime memorial da paixão e da morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto é um momento de alegria, pois Cristo Ressuscitou e Vivo Está!

Pr. Jorge Humberto ( Jóka )
Igreja Vida Nova em Cristo – vidanovaemcristo.com.br
Av. São Lucas, 370 – Parque São Lucas – São Paulo / SP

Topo

Deixe uma resposta

Campo Obrigatório *.


Topo

Receba nossa Newsletter

Quer saber sobre tudo que acontece na Vida Nova em Cristo, como eventos,
ministrações, palestras e tudo mais? É só se cadastrar.